Cuidado com Pneus Os pneus estão para os carros assim como os calçados estão para os nossos pés. Se o uso de um calçado inadequado
Loja Batel
Loja Rebouças
Home » Filtro de cabine para ar-condicionado em carros
Conheça a importância do filtro de cabine para ar condicionado.
Há diversos filtros no carro. Há um para o combustível, outro para o óleo do motor e outro para o ar que entra no coletor de admissão. Porém há um tipo que muitos desconhecem, mas que tem a função de proteger a peça mais importante de qualquer automóvel, que é o motorista. Estamos falando do filtro de cabine.
Criado originalmente para auxiliar o funcionamento do ar-condicionado, o filtro de cabine (ou antipólen) é semelhante ao filtro de ar do motor.
Há um modelo que, além de papel especial, utiliza também carvão ativado, que aumenta a capacidade de reter odores indesejáveis.
“Mesmo com a recirculação desligada (com a captação de ar externa aberta), o filtro de cabine, especialmente o de carvão ativado, é suficiente para reter a maior parte do odor da fumaça de um caminhão desregulado que passe ao lado”.
Essa peça possui uma particularidade ignorada pela maioria dos motoristas. Diferentemente dos outros filtros, o de cabine não tem troca por prazo ou quilometragem preestabelecida.
“A durabilidade depende de onde o motorista circula. Se ele rodar sempre em vias urbanas com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra o filtro chega a se saturar em poucos meses”.
Entupido, o filtro prejudica o funcionamento do ar-condicionado, reduz o fluxo de ar para a cabine e permite a proliferação de bactérias e fungos causadores de maus odores e até doenças respiratórias. E como saber a hora da troca? A questão é difícil de responder, mas há algumas dicas.
“A primeira pista é o fluxo de ar nos difusores do painel”, diz Rodrigo Stamberg, técnico da Agis Car Center. “Se o motorista está acostumado com um determinado tipo de ‘vento’ na posição 2 do ventilador e de repente precisa passar para a 3 ou 4 para ter o mesmo efeito, é um indício de saturação”, diz.
Outra dica é o cheiro. “Certos odores que o motorista atribui a alguma sujeira que ficou impregnada no estofamento podem, na verdade, vir do filtro de cabine. Fazendo a troca, os maus odores desaparecem ou diminuem”, afirma Cleverson Cossiaki.
Na falta de outros parâmetros, o ideal é fazer uma checagem periódica. “Toda vez que o carro for para a manutenção, é aconselhável pedir para olhar o filtro de cabine”, afirma Cleverson.
Na Agis Car Center você encontra este serviço e também a higienização do sistema, que juntos fazer o papel fundamental para o bom funcionamento do sistema e a garantia de ar puro para os ocupantes e principalmente para as crianças.
O que está procurando?
Posts recentes
Categorias
Compartilhe o nosso post em suas redes sociais
Posts Recentes
Cuidado com Pneus Os pneus estão para os carros assim como os calçados estão para os nossos pés. Se o uso de um calçado inadequado