Cuidado com Pneus

Os pneus estão para os carros assim como os calçados estão para os nossos pés. Se o uso de um calçado inadequado pode gerar grandes inconvenientes, um pneu mal aplicado em um veículo pode causar muitos transtornos.

Por isso, no momento de adquirir um pneu é sempre necessário levar em consideração as demandas do veículo e o tipo de aplicação. “Um pneu misto em um veículo urbano, por exemplo, gera maior ruído – prejudicando o conforto do motorista – e reduz a velocidade de resposta de direção, além de aumentar significativamente o consumo de combustível e as distâncias de frenagem”, explica Agis Car Center, autorizada dos pneus de tecnologia alemã.

Da mesma forma, o uso de pneus on-road em veículos fora de estrada (off-road) trazem a desvantagem óbvia de reduzir o poder de tração e propiciam um risco pouco lembrado: um eventual aumento na aderência lateral poderá até ocasionar uma tendência do veículo ao capotamento.

Outra questão importante, lembra Agis Car Center, envolve a alteração nas dimensões dos pneus, que pode acarretar comportamentos difíceis de serem previsto em razão do grande número de variáveis envolvidas. “Aumentos de diâmetro, por exemplo, podem demandar um maior torque do motor, causar sobrecarga nos freios, além de alterar a dinâmica do veículo”.

É fundamental respeitar a medida, os índices de carga e o símbolo de velocidade do pneu, optando sempre por modelos com índices iguais ou superiores aos originais, pois uma escolha inadequada pode aumentar em muito o risco de acidentes.

Compartilhe o nosso post em suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

Posts Recentes

Copyright © 2021 | Agis Pneus| Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital