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Tipos de engate para reboque

tipos de engate para reboque

Se você está pensando em comprar ou solicitar o serviço de reboque, saiba que é interessante saber quais são os tipos de engate para reboque.

E dizemos isso devido ao fato de que cada tipo possui uma função diferente e, portanto, saber para o que serve cada um deles passa a ser importante para evitar complicações.

Há vários tipos diferentes de engates usados para reboque, sendo que os problemas de receptor são provavelmente os mais comuns.

Então, para entender melhor sobre quais são os tipos de engate para reboque, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Para que serve o engate?

O engate serve para que, através dele, seja possível puxar trailer, reboques, carretinhas e vários outros do gênero.

Através do engate, o condutor é capaz de transportar a capacidade de carga do veículo, onde pode transportar jet ski, barcos, motos, etc.

O engate também serve para mudanças e viagens, nos casos em que os móveis e bagagens não cabem todos no interior do carro.

Entretanto, ainda existem os reboques que são específicos para transportar triciclos, motocicletas, embarcações etc.

É por essa razão que existe reboque 24h em BH, porque se trata de um tipo de serviço praticamente emergencial.

Então, falando de forma mais clara, o engate serve para poder aumentar ainda mais a capacidade de carga, como se fosse uma extensão do porta-malas, por assim dizer.

Quais são os tipos de engates para reboque?

São vários tipos de engates de reboque e, dentre eles, podemos citar os seguintes:

Engate do receptor

Na verdade, é possível dividir os engates do receptor em cinco classes, a depender da capacidade do tamanho do tubo do receptor ou do reboque em si.

Quanto maior for o número da classe, maior também será a capacidade e por consequência o tubo receptor.

É interessante sim saber diferenciar as distintas classes de engate de reboque. Porém, deve-se ter o entendimento de que a maioria se trata de receptores específicos do caminhão plataforma guincho.

Isso quer dizer que os cinco tipos de classes que existem não estão disponíveis para todos os veículos, por exemplo.

Engate de roda

Nada mais é que um tipo de engate capaz de equipar a sua picape com um acoplador ainda mais poderoso.

A partir disso, torna-se possível rebocar o maior dos reboques de viagem, reboques de mesa e campistas, por exemplo.

No entanto, para escolher o melhor engate de roda para o seu veículo, é preciso ter um pouco de cuidado, já que há diversas alternativas para escolher.

Engate de pescoço de ganso

O engate de pescoço é capaz de equipar o seu veículo para um trabalho mais árduo e, por isso, as questões de segurança são tratadas com um pouco mais de rigidez.

No entanto, cada um desse tipo de engate é projetado para a potência máxima de reboque, sendo que ele deve ser completamente testado, a fim de conferir maior segurança e confiança.

Engate de distribuição de peso

Trata-se de um acessório de engate do receptor, o qual é projetado justamente para poder distribuir o peso da lingueta de um reboque, através do furgão e reboque para maior controle.

Engate de para-choques

É preciso acoplar esse tipo de engate ao para-choque, como o próprio nome já sugere.

A partir disso, ele irá fornecer um tubo receptor padrão, mas a sua capacidade de peso é limitada apenas ao para-choque.

Engate de RV

Nesse caso, ele é projetado em especial para ocupar a parte traseira de um RV ou motorhome, a fim de rebocar um trailer ou um reboque de baú de um veículo.

Isso quer dizer que esse é um tipo de engate de projetor, na verdade, sendo que ele foi projetado especificamente para montar na parte de trás de um RV ou motorhome.

Em relação à sua função, ele é excelente para poder rebocar um trailer ou um reboque de baú de um veículo, também.

Engate Multi-Fit

Como o nome também já indica, trata-se de um tipo de reboque que foi projetado para que fosse possível acomodar o maior número de veículos possível.

A instalação de engate para reboque é proibida?

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Não é proibida, mas, é preciso seguir todas as regras e normas que foram criadas pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito, através da Resolução n° 197 de 25 de julho de 2006.

Essa lei foi criada justamente porque diversos proprietários estavam instalando apenas por uma questão estética ou para conservar o carro, deixando a segurança um pouco de lado.

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