Novo Dot Pneus Continental

novo dot pneus continental

Continental explica o novo DOT, a carteira de identidade dos pneus 

• Código DOT passou a ter treze dígitos

• Saiba o que significa cada grupo de números e sua importância

• Veja a diferença de posição das informações nos pneus simétricos e nos assimétricos

 

O DOT, sigla para Departament of Transportation, foi criado nos Estados Unidos onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas que sejam permanentemente impressas nas laterais de todos os pneus comercializados no país, como tamanho, largura, validade e ano de fabricação. Essa prática foi adotada por outros mercados, inclusive o Brasil. Recentemente, o DOT, que é composto por série de números e letras, passou a ter treze dígitos.

“Conhecer o DOT é como ter acesso à carteira de identidade de um pneu”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, maior fabricante de pneus da Alemanha e integrante de um dos maiores grupos sistemistas do mundo, acrescentando que o dígito adicional foi agregado ao primeiro bloco de números, que informa a fábrica na qual o pneu foi produzido.

A fábrica da Continental no Brasil tinha o número 65 e agora recebeu o número 1 na frente. Definido onde o pneu nasceu vamos conhecer mais sobre ele. O segundo bloco passa a ter seis componentes, entre números e letras. “Ele define a medida do pneu e o modelo, sendo que agora essas informações estão todas juntas em um só bloco”, detalha Astolfi.

O grupo de números subsequente, o terceiro, é como a certidão de nascimento do pneu. Ele é composto por quatro algarismos, sendo que os dois primeiros informam a semana e os dois últimos o ano em que o pneu deixou a linha de produção.

O pneu traz impressas ainda outras informações importantes que o motorista deve observar na hora de trocá-los ao final de sua vida útil. A primeira é a dimensão: os dados 185/55R16, por exemplo, significam, em ordem, a largura em milímetros, a altura em porcentagem e o diâmetro da roda em polegadas.

Na sequência está a descrição de serviço do pneu: 83V, indicando o índice de carga e o símbolo de velocidade. Na tabela de equivalência, esse conjunto de dados indica que ele é capaz de suportar até 487 kg a uma velocidade de 240 km/h. Estão ainda inseridas as indicações do tipo de construção do pneu: radial, tubeless (sem câmara) ou tube type (com câmara de ar).

Nos pneus assimétricos, o DOT vem sempre impresso na lateral externa (outside) e, nos simétricos, como nos modelos da General Tire e Altimax, marcas integrantes do portfólio do Grupo Continental, ele é inserido apenas em uma das laterais. Como eles podem ser montados independentemente do lado, a Continental recomenda que a lateral com DOT fique exposta para a face externa, tornando assim essas informações sempre visíveis. 

 

Para mais informações sobre os pneus Continental em Curitiba, entre em contato com a Agis Car Center!

Compartilhe o nosso post em suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

Posts Recentes

Copyright © 2021 | Agis Pneus| Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital