Filtro de cabine para ar-condicionado em carros

filtro de cabine para ar-condicionado em carros

Conheça a importância do filtro de cabine para ar condicionado.
Há diversos filtros no carro. Há um para o combustível, outro para o óleo do motor e outro para o ar que entra no coletor de admissão. Porém há um tipo que muitos desconhecem, mas que tem a função de proteger a peça mais importante de qualquer automóvel, que é o motorista. Estamos falando do filtro de cabine.

Criado originalmente para auxiliar o funcionamento do ar-condicionado, o filtro de cabine (ou antipólen) é semelhante ao filtro de ar do motor.

Há um modelo que, além de papel especial, utiliza também carvão ativado, que aumenta a capacidade de reter odores indesejáveis.

“Mesmo com a recirculação desligada (com a captação de ar externa aberta), o filtro de cabine, especialmente o de carvão ativado, é suficiente para reter a maior parte do odor da fumaça de um caminhão desregulado que passe ao lado”.

Essa peça possui uma particularidade ignorada pela maioria dos motoristas. Diferentemente dos outros filtros, o de cabine não tem troca por prazo ou quilometragem preestabelecida.

“A durabilidade depende de onde o motorista circula. Se ele rodar sempre em vias urbanas com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra o filtro chega a se saturar em poucos meses”.

Entupido, o filtro prejudica o funcionamento do ar-condicionado, reduz o fluxo de ar para a cabine e permite a proliferação de bactérias e fungos causadores de maus odores e até doenças respiratórias. E como saber a hora da troca? A questão é difícil de responder, mas há algumas dicas.

“A primeira pista é o fluxo de ar nos difusores do painel”, diz Rodrigo Stamberg, técnico da Agis Car Center. “Se o motorista está acostumado com um determinado tipo de ‘vento’ na posição 2 do ventilador e de repente precisa passar para a 3 ou 4 para ter o mesmo efeito, é um indício de saturação”, diz.

Outra dica é o cheiro. “Certos odores que o motorista atribui a alguma sujeira que ficou impregnada no estofamento podem, na verdade, vir do filtro de cabine. Fazendo a troca, os maus odores desaparecem ou diminuem”, afirma Cleverson Cossiaki.

Na falta de outros parâmetros, o ideal é fazer uma checagem periódica. “Toda vez que o carro for para a manutenção, é aconselhável pedir para olhar o filtro de cabine”, afirma Cleverson.

Na Agis Car Center você encontra este serviço e também a higienização do sistema, que juntos fazer o papel fundamental para o bom funcionamento do sistema e a garantia de ar puro para os ocupantes e principalmente para as crianças.

Compartilhe o nosso post em suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

Posts Recentes

Copyright © 2021 | Agis Pneus| Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital